Novo Registro Internacional
O Registro de Marca (Nome/Logotipo) ou Registro de Patente (Produto/Processo/Design) depositado em um país, a princípio só terá validade no seu território nacional.
Caso tenha interesse em usar a marca e a patente no exterior, se faz necessário registrar no(s) país(es) de interesse.
Há regras diferentes para se proteger marcas e patentes já requeridas ou registradas, seja no Brasil ou em outro país:
Registro Internacional de Marca
- O requerente deverá verificar a viabilidade de registro nos países de interesse
- Caso a marca não tenha sido registrada nesses países, o requerente poderá requerer a proteção e dependendo do caso até mesmo reivindicar a data de prioridade do registro do Brasil, desde que o pedido de registro nacional tenha menos de 6 meses.
- Há possibilidade de fazer o registro direto nos países de interesse ou através do protocolo de Madrid, onde é feito um único pedido de registro que se desmembra posteriormente nos países de interesse inclusive com maior agilidade, todavia é necessário analisar cada situação para definir a melhor estratégia de registro.
Registro Internacional de Patente
- O Registro de patente é um pouco diferente, pois a análise de mérito feita em qualquer país considera uma base de patentes mundial
- O requerente deverá solicitar o registro internacional em até 12 meses contados do pedido de registro nacional, do contrário sua invenção se tornará domínio público em qualquer lugar do mundo.
- Há possibilidade de solicitar a proteção para os países membros do acordo PCT (alguns países da América do Sul não são membros do PCT) através de um único pedido internacional, o qual se desmembra posteriormente nos países de interesse ou solicitar o registro diretamente nos países de interesse, todavia é necessário analisar cada situação para definir a melhor estratégia de registro.
Oferecemos um serviço completo que contempla o registro internacional (seja através do Acordo de Madrid para Marcas, do PCT para Patentes ou diretamente nos países de interesse).
Para os casos que envolvem registro direto nos países de interesse ou necessidade de providências e medidas incidentais, tais como defesas, recursos e demais providências atuamos através de agentes internacionais, os quais ficarão responsáveis por estes atos em cada país, caso seja necessário. Nestes casos, nosso escritório apenas intermediará os serviços.
Havendo interesse na proteção internacional responda as perguntas abaixo e aguarde nosso contato.